sábado, 8 de janeiro de 2011

Pensamentos de Nárnia I: A fala dos animais

Eu estou na leitura do livro "As cronicas de Nárnia". É incrível. Os filmes são maravilhosos também, mas na leitura do livro conseguimos interpretar muito mais detalhes, repensar em nossa vida, e nossa forma de ver o Reino de Deus. C. S. Lewis retrata de uma forma fantástica e divertida muitos acontecimentos abstractos, difíceis de se explicar a quem nunca os viveu. É por isso que esse livro é tão mágica!
Há uma cena no começo do livro em que Tio André (um mago) acaba de presenciar a criação de Nárnia e está perdido no meio de todos aqueles bichos. Todos sabemos que os animais em Nárnia falam, certo? Contudo, Tio André, por algum motivo, não via dessa maneira.
"Quando chegou o momento solene e os bichos falaram, não percebeu nada, e por uma razão bem interessante. Assim que o Leão começou a cantar, ainda em meio à escuridão -no momento da Criação, o Leão cantou para chamar a luz, os animais, as árvores e tudo o que existe em Nárnia- tio André percebeu que o barulho era uma canção e não gostou nada. A canção fazia com que sentisse e pensasse coisas que não queria sentir nem pensar. [...] viu que o cantor era um leão ('um mero leão, como disse para si mesmo'), fez tudo para convencer-se de que não havia canto algum, mas apenas rugidos"

A voz nos diz
Assim é connosco quando ouvimos a voz do Espírito Santo, não é? Ela nos incomoda lá no coração, procurando nos alertar de um erro ou algo ruim em nós mesmos. Nos incomoda para que vejamos coisas que não queremos ver. Ouvimos a voz e pensamos: "é um mero pensamento, coisa da minha cabeça". Muitas vezes fazemos como o tio André, ouvimos a voz e tentamos eliminá-la de nossa mente, a voz que incomoda no fundo de nosso coração, nas nossas feridas, nos nossos defeitos, nas situações ruins de nossa vida que tentamos enterrar ao invés de resolver. Ou às vezes estamos tão bem onde estamos, quando chega aquela voz e nos fala para levantarmos para lutar por algo melhor, sair daquela vida morna. Que incomodo! Estamos tão bem aqui, por que temos que ir às lutas, aos desafios, e subir degraus?
"O negócio é este: quando a gente quer se fazer de tolo, quase sempre consegue."

Tudo depende do que queremos ouvir
Tio André se fez de tolo, e conseguiu. Não ouviu a canção de Aslam, nem os animais falarem, muitos menos a risada dos animais. Que coisa boba não? Tio André perdeu a oportunidade de presenciar coisas incríveis e ao mesmo tempo, maravilhosas. Talvez, uma das coisas mais bonitas do mundo. Interpretou tudo como uma "zoeira infernal de feras sanguinárias e esfomeadas". Ao ler esse episódio, a primeira pergunta que veio a minha mente foi:
O que vou escolher? Fazer-me de tola quando ouvir a voz do Espírito Santo, ou ouvi-la para ganhar a oportunidade de crescer e presenciar maravilhas e bênçãos na minha vida?


Sua vez de fazer a escolha!


Bjs,
Juju!
Obs: trechos em itálico retirados de
[C.S.Lewis. As Cronicas de Narnia: volume único. Tradução por Paulo Mendes Campos -2.ed.-São Paulo: Editora WMP Martins Fontes, 2009. Pág. 69]

Nenhum comentário:

Postar um comentário